Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23905
Título: Aspectos do Efeito de Maré Sobre a Terra: Uma aplicação do Princípio de Conservação do Momento Angular na Análise de Sistemas de Forças Centrais Gravitacionalmente Ligados
Autor(es): Lima, Protazio de Oliveira
Palavras-chave: Lua
Sol
Força gravitacional
Movimentos da Terra
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: Vários fatores contribuem para as condições de vida na Terra, entre eles, estarmos na presença adequada de uma estrela como o Sol e o fato de possuirmos uma Lua em sua proporção e distância. A Lua é responsável por vários fenômenos que são essências para a preservação da vida no nosso planeta, como o fenômeno das marés, que também ocorre devido a influência do Sol no planeta, porém em menor escala; efeito este que pode ser explorado na Mecânica Celeste, embora comumente tratado de maneira superficial nos cursos básicos de Física. Este trabalho propõe construir uma análise teórico-bibliográfica sobre o assunto, explorando a relação dos fenômenos observados com as possíveis modelagens a partir do estudo de sistemas de forças centrais, buscando compor um espaço de discussão escassa na comunidade interessada. Devido sua massa, proporcionalmente grande, e por estar relativamente próximo da Terra, a Lua exerce força gravitacional suficiente para afetar, especialmente, o movimento de rotação do planeta, frenando a mesma, e como consequência se afasta do centro de massa do sistema; os resultados obtidos precisam ser atualizados devido a importante influência do Sol, como um efeito complementar, o que d´a origem, por exemplo, as marés vivas e mortas. Os resultados obtidos podem ser generalizados para sistemas de corpos celestes gravitacionalmente ligados.
Descrição: LIMA, Protazio de Oliveira. Aspectos do Efeito de Maré Sobre a Terra: Uma aplicação do Princípio de Conservação do Momento angular na Análise de Sistemas de Forças Centrais Gravitacionalmente Ligados. 2021. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física)- Universidade Estadual de Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23905
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Protazio de Oliveira Lima.pdfPDF - Protazio de Oliveira Lima408.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito503.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.