Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23912
Título: Mulher e solidão: a representação da solteirona em dois contos brasileiros
Autor(es): Anjos, Daniele Lima dos
Palavras-chave: Solteirona
Solidão
Mulher solteira
Data do documento: 21-Jun-2021
Resumo: Este trabalho busca analisar de que maneira é representada a mulher solteira e a solidão nos contos “Miss Algrave”, de Clarice Lispector, e “A moça tecelã”, de Marina Colasanti. Interessa-nos refletir acerca da relação entre mulher e solidão em narrativas de autoria feminina. Mais especificamente, procuramos responder às seguintes perguntas: o que as personagens solteiras e solitárias podem nos dizer acerca do lugar social da mulher solteira e dos valores sociais atribuídos à solidão feminina em sociedades patriarcais como a nossa? O que liga mulher e solidão nas narrativas “Miss Algrave”, de Clarice Lispector, e “A moça tecelã”, de Marina Colasanti? Para tentar responder a essas questões, esse trabalho está baseado nas orientações de Maia (2011), Amorim (1992), Dolto (1998), entre outros. Com a presente pesquisa, objetivamos investigar os valores que são atribuídos à mulher solteira e à solidão feminina nas narrativas que constituem o nosso corpus e, ao mesmo tempo, contribuir para uma reflexão acerca das imagens da mulher solteira na literatura brasileira bem como para os estudos acerca da solidão a partir de textos literários. Dentre as conclusões alcançadas durante as análises, vimos que as personagens principais dos contos citados acima vivenciaram a mesma experiência de confrontamento com a solidão, porém isso ocorreu de maneira distinta: para Miss Algrave, a solidão era ameaçadora e, ao confrontar-se com ela, esse sentimento tornou-se libertador; já para a Moça tecelã, a solidão era essencial para seu fazer criativo e, uma vez tendo preenchido a sua solidão a partir do casamento, ela sentiu falta dela e precisou voltar-se para a vida solitária de antes.
Descrição: ANJOS, D. L. Mulher e solidão: a representação da solteirona em dois contos brasileiros. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23912
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Lima dos Anjos.pdfPDF - Daniele Lima dos Anjos274.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito120.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.