Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2393
Título: Autonomia e reflexão diante do plano de aula: estudo de caso com professores de língua inglesa
Autor(es): Ferreira, Jessica Kelly Sousa
Palavras-chave: Plano de ensino
Ensino aprendizagem
Língua inglesa
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: A presente pesquisa visa comprovar a relação existente entre a autonomia dos professores e suas reflexões em sala de aula, especificamente em relação ao plano de aula, procurando observar também como as atitudes autônomas podem funcionar como elementos construtores de docentes reflexivos e re-construtores do dia-a-dia em sala de aula, de acordo com as necessidades identificadas. Para isso, analisamos as aulas de dois professores de duas escolas públicas do interior da Paraíba, observando também seus planos de aula. Além disso, o estudo contou com a aplicação de dois tipos de questionários, um aplicado antes das aulas, e o outro após cada aula observada. Este estudo está baseado nas seguintes premissas: (i) “a autonomia, no contexto da prática de ensino, deve ser entendida como um processo de construção permanente no qual devem se conjugar, se equilibrar e fazer sentido muitos elementos” (CONTRERAS, 2002); (ii) “[...] Faz-se necessário seu envolvimento (do professor) em um processo de reflexão sobre o seu trabalho em sala de aula. Essa reflexão é entendida como o modo mais eficiente para que as práticas em sala de aula sejam questionadas e alteradas” (BRASIL, 1998); (iii) “o ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis” (PADILHA, 2001). Assim, após a realização da análise dos dados obtidos contatamos a efetivação dos pressupostos comprovando a real relação entre a autonomia, a reflexão diante o plano de aula, e a reconstrução de realidades de distintas salas de aula.
Descrição: Ferreira, J. K. S. Autonomia e reflexão diante do plano de aula: estudo de caso com professores de língua inglesa. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2393
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessica Kelly Sousa Ferreira.pdfJessica Kelly Sousa Ferreira1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.