Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23955
Título: Aspectos do conto maravilhoso e da cultura do Timor-Leste em A ilha do crocodilo, Geraldo Costa
Autor(es): Colo, João
Palavras-chave: Conto
Análise literária
Timor-Leste
Crenças
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: Este artigo é um estudo do conto “A ilha do crocodilo”, presente no livro homônimo do escritor Geraldo Costa. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista, fundamentada à luz das teorias de Propp (1984), Coelho (2000), Gotlib (2000), Reis (2004), entre outros. Para a análise do conto foi utilizado o estudo sobre as funções das personagens proposto por Vladimir Propp (1984) e as contribuições da teoria literária sobre especificidades do gênero conto. Visando aproximação pessoal com meu país (Timor-Leste) e difusão de sua cultura, a presente pesquisa objetivou identificar no conto A ilha do crocodilo costumes, crenças e valores do povo do Timor, bem como discutir aspectos do conto maravilhoso, identificar aspectos temáticos e literários que se aproximam entre o conto analisado e as narrativas tradicionais. A partir da análise verificou-se que as funções, sistematizadas por Propp (1984) ao estudar a morfologia do conto oral, ainda se encontram em versões recentes dos contos tradicionais e podem ser lidas em livros contemporâneos infanto-juvenis que relatam histórias que trazem aspectos temáticos e literários que acompanhavam os contos orais antigos. No que tange à cultura timorense, foi possível verificar três aspectos: a imagem do crocodilo; a população, suas festas populares, danças e instrumentos musicais; importância da contação de histórias. Portanto, constatou-se que o conto apresenta aspectos temáticos que aludem à situação social e aos valores e crenças do povo timorense.
Descrição: COLO, J. Aspectos do conto maravilhoso e da cultura do Timor-Leste em A ilha do crocodilo, Geraldo Costa. 2021. 20f. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Letras). - Universidade Estadual de Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23955
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final do Artigo Joao Collo [após arguição] (8).pdfArtigo de Conclusão do Curso926.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC assinado certo.pdfTermo de Depósito59.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.