Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23963
Título: Reflexões sobre o ensino de português para estudantes surdos
Autor(es): Costa, Karinne Rodrigues da
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Surdo
Educação bilíngue
Tecnologia assistiva
Data do documento: 10-Mar-2020
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre o processo de ensino da língua portuguesa para estudantes surdos. De forma específica, verificar as concepções de ensino norteadoras do ensino de Língua portuguesa para esse público-alvo; identificar as estratégias e materiais utilizados durante o ensino de língua portuguesa para esses sujeitos em documentos oficiais e sites da internet e analisar as metodologias utilizadas por professores de português para mediar o trabalho com a escrita da língua portuguesa junto aos estudantes surdos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo de tipo documental que tomou como objeto de análise documentos oficiais e sites voltados para o ensino de Português para surdos. Os resultados demonstram que os documentos oficiais apontam um avanço em busca da garantia dos direitos em relação à aprendizagem do português como segunda Língua para surdos, porém, ainda há desafios, barreiras que precisam ser superadas para que a proposta de educação bilíngue se concretize nas escolas. Além disso, observamos que as tecnologias assistivas se constituem como grandes aliadas para a contribuição para o desenvolvimento de propostas significativas para o ensino de português voltado a os estudantes surdos, tendo em vista que ampliam as possibilidades de proporcionar interações mais próximas dos contextos reais de uso da leitura e da escrita. Consideramos, a partir das análises que essas tecnologias podem ser inseridas na prática de ensino de português, a partir de uma proposta bilíngue para surdos.
Descrição: COSTA. K. R. da. Reflexões sobre o ensino de português para estudantes surdos. 2020. 24 f. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23963
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Karinne Rodrigues da Costa.pdfPDF- Karinne Rodrigues da Costa590.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC 1p. Assinado.pdfTermo de depósito105.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.