Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23976
Título: Entre os dois lados do Atlântico: uma análise da obra infantil cada um com seu jeito, cada jeito é de um, de Lucimar Rosa Dias
Autor(es): Silva, Janailton Santos da
Palavras-chave: Literatura Infantil
Educação antirracista
Personagens
Espaço
Data do documento: 21-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho monográfico apresenta uma leitura analítica acerca do livro Cada um com seu jeito, cada jeito é de um, da escritora Lucimar Rosa Dias, com o objetivo de verificar a autoafirmação identitária e a valorização do continente africano a partir das relações estabelecidas, na obra, entre Brasil e Angola, bem como observar a literatura afro-brasileira como prática quilombista, pois se constitui uma escrita que incentiva resistência. Nessa perspectiva, a literatura infantil contribui, de forma significativa, para uma educação antirracista desde a infância, pois se anteriormente as obras escritas para crianças invisibilizava os personagens negros ou os relegava a papéis secundários, contemporaneamente, principalmente, após a promulgação da Lei 10.639/03, percebemos que além da representatividade dos/as afrodescendentes, a história e a cultura africana são evocadas a fim de desconstruir estereótipos e incentivar o respeito à diversidade. De forma que personagem e espaço são categorias narrativas fundamentais para a análise proposta.
Descrição: SILVA, J. S. da. Entre os dois lados do Atlântico: uma análise da obra infantil cada um com seu jeito, cada jeito é de um, de Lucimar Rosa Dias. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23976
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janailton Santos da SilvaPDF - Janailton Santos da Silva540.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito85.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.