Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23987
Título: "Espelho, espelho meu": a desconstrução de estereótipos na obra o mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira
Autor(es): Santos, Fabiana Pereira dos
Palavras-chave: Educação antirracista
Literatura infantil
Desconstrução de estereótipos
Autoafirmação
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: Resumo - O processo de colonização submeteu os corpos e as mentes da população autóctone a situações degradantes. Se a (des) colonização propiciou a libertação física, a (re) colonização foi uma estratégia utilizada para persistir subalternizando as mentes, sobretudo, do povo negro, oprimido, também, social e culturalmente. Nesse cenário, crianças costumam renegar a afrodescendência, a fim de se sentirem inseridas na racista sociedade brasileira. Desse modo, a escola e, especificamente, a Educação Infantil se constitui um espaço propício para a abordagem de temáticas que possibilitem a desconstrução de estereótipos e a autoafirmação étnico-racial. Por isso, objetivamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica, verificar como a literatura infantil, nomeadamente, a obra O mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira, abordada segundo a perspectiva da literatura afro-brasileira, pode contribuir com a desconstrução de estereótipos relacionados aos fios crespos, os quais são irrestritos a estética, pois representam uma identidade coletiva e evocam resistência, autoafirmação e empoderamento, conquistados em lutas políticas em prol da igualdade de direitos, pois o ato de soltar os cabelos é simbólico, uma vez que representa a libertação integral do ser negro.
Descrição: SANTOS, F. P. dos. "Espelho, espelho meu": a desconstrução de estereótipos na obra o mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23987
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Pereira dos SantosPDF - Fabiana Pereira dos Santos882.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito181.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.