Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNobre, Polliana Oliveira-
dc.date.accessioned2013-11-20T12:36:34Z-
dc.date.available2013-11-20T12:36:34Z-
dc.date.issued2013-11-20-
dc.identifier.otherCDD 372.65-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2398-
dc.descriptionNobre, P. O. Ensino de leitura em língua inglesa: relato de um estágio na educação de jovens e adultos. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola pública no município de Campina Grande/PB, cujo objetivo geral é contribuir na capacitação dos alunos para a leitura e interpretação de textos em língua inglesa (LI). Para isso, definimos como objetivos específicos : (i) apresentar aos alunos os conceitos de gêneros e tipos textuais, bem como suas diferenças; (ii) verificar a utilização de estratégias de leitura pelos alunos diante de um texto em LI, através de exercícios de compreensão textual; (iii) comparar a resposta de aprendizagem dos alunos em atividades voltadas ao ensino de gramática e, posteriormente, ao ensino de leitura. Como suporte teórico, fizemos uso das contribuições de Aguiar e Costa (2011) e Santiago (2008), no que se refere ao ensino de língua inglesa em turmas de EJA; Edmundson (2004) e Marcuschi (2000), sobre estratégias de leitura e gêneros textuais; Januário (2008) e Andrade (2005), em relação ao papel do estágio supervisionado na formação docente, dentre outros. Além disso, utilizamos documentos legais como os PCNEM (BRASIL, 2000) e PCN-EJA (BRASIL, 2002). Os resultados demonstram que o ensino da gramática pela gramática ainda é uma prática pedagógica frequentemente utilizada nas aulas de língua inglesa e que, por isso mesmo, os alunos da EJA não estão acostumados ao exercício de leitura em LI, carecendo de conhecimento vocabular e de estratégias de leitura. No entanto, verificamos também que uma prática pedagógica mais adequada, voltada ao ensino de leitura, por exemplo, mesmo que numa fase inicial, pode levar a resultados de aprendizagem bem mais significativos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Karyne Soares Duarte Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleEnsino de leitura em língua inglesa: relato de um estágio na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Polliana Oliveira Nobre.pdfPolliana Oliveira Nobre1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.