Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24043
Título: Jogo de trilha - sólidos geométricos: uma experiência numa turma concluinte do Ensino Médio
Autor(es): Souza, Leticiana de
Palavras-chave: Ensino Médio
Jogos na matemática
Geometria espacial
Data do documento: 10-Jul-2021
Resumo: Neste trabalho apresentamos os resultados frente à uma proposta desenvolvida com o uso do jogo de trilha sólidos geométricos, numa turma de alunos do 3º Ano do Ensino Médio, cujo objetivo foi compreender em que o respectivo jogo pode contribuir para trabalhar conceitos da geometria espacial e quais os resultados desse trabalho. A experiência ocorreu por meio de uma intervenção realizada em uma turma concluinte do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Celeste do Nascimento, localizada na cidade de Zabelê-PB, que ocorreu através de dois encontros. No primeiro encontro, foi realizada uma roda de conversa com a turma para discutirmos um pouco sobre conceitos da geometria espacial, na oportunidade, levamos representações de sólidos em acrílico e uma lista com questões para serem trabalhadas junto aos alunos. Com essa discussão inicial, no segundo encontro levamos a proposta do jogo para desenvolver as atividades através da formação de grupos. Observamos que discutir o conteúdo utilizando os sólidos e em seguida fazer uso do jogo, ajudou no desenvolvimento das atividades. As experiências com o jogo ajudaram na interação entre os alunos, nos questionamentos, no esclarecimento de dúvidas e, consequentemente, na motivação para estudar aspectos da geometria espacial.
Descrição: SOUZA, L. Jogo de trilha - sólidos geométricos: uma experiência numa turma concluinte do Ensino Médio. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24043
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leticiana de Souza.pdfPDF - Leticiana de Souza889.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito174.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.