Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24069
Título: Avaliação da vulnerabilidade natural à perda de solo do Município de Catolé do Rocha - PB
Autor(es): Barroso, Joel da Costa
Palavras-chave: Erosão
Planejamento territorial
Solo
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O solo é uma unidade básica da vida, essencial para a saúde e o bem-estar de muitos organismos, como exemplo, nós os seres humanos. A erosão é um processo natural que leva à perda de solo sendo este essencial para o equilíbrio dos ecossistemas. Por meio de ações antropogênicas este processo está acelerado, impactando de forma negativa toda fauna-flora que depende deste recurso natural. Dentro desse contexto, este estudo teve como objetivo avaliar a vulnerabilidade natural à perda de solo do munícipio de Catolé de Rocha Estado Paraíba, visando fornecer uma base de dados para discussões acerca do planejamento territorial. Utilizando-se de algumas variáveis (geomorfologia, pedologia, geologia, vegetação e uso de terra, clima) foi obtido um mapa vulnerabilidade final caracterizado com três diferentes classes: Baixa, Média e Alta. 71,2% de toda área está enquadrada no grau de vulnerabilidade média seguida por 28,7% de alta e 0,01% de baixa. O tipo de vegetação predominante associado ao clima e à geomorfologia influenciou de forma significante no resultado final apresentado.
Descrição: BARROSO, J. da C. Avaliação da vulnerabilidade natural à perda de solo do Município de Catolé do Rocha - PB. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24069
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joel da Costa Barroso.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.