Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24075
Título: Regulação hídrica de ostras (Crassostrea brasiliana) dos recifes da praia do Cabo Branco, João Pessoa, Brasil
Autor(es): Chaves, Mikaelle Cristina Medeiros
Palavras-chave: Osmoconformador
Músculo adutor
Brânquia
Teor hídrico
Regulação de volume celular
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: A ostra Crassostrea brasiliana (Lamarck, 1819) pertencente ao Filo Mollusca, possui ampla distribuição no litoral brasileiro, sendo encontrada fixada a rochas e raízes da zona entremarés. São animais osmoconformadores que variam a concentração osmótica de seus fluidos corporais de acordo com a variação de salinidade do ambiente. Tal variação expõe os tecidos do organismo a variações osmóticas, e para manter a hidratação tecidual as células devem ativar mecanismos de regulação de volume celular. O estudo teve como objetivo investigar a capacidade de regulação hídrica das ostras C. Brasiliana dos recifes da Praia do Cabo Branco, uma vez que a região tem sofrido impactos do desmoronamento da Barreira do Cabo Branco, e da urbanização do entorno. Para tanto, as ostras foram coletadas em 2 pontos dos recifes, um próximo (Ponto 1) e outro distante da barreira (Ponto 2), e foram submetidas a desafios osmóticos in vivo e in vitro. As capacidades de manutenção da hidratação tecidual e regulação de volume celular foram analisadas diante de uma condição hiposmótica e uma hiperosmótica. Os resultados indicam que existe diferença nas respostas à variação de salinidade entre as ostras dos diferentes pontos de coleta, mas a proximidade com a barreira parece não ser um fator relevante. As diferenças encontradas entre as ostras dos dois pontos de coleta aparentemente devem-se mais a influência do ambiente físico natural, em função da posição que elas ocupam nos recifes.
Descrição: CHAVES, M. C. M. Regulação hídrica de ostras (Crassostrea brasiliana) dos recifes da praia do Cabo Branco, João Pessoa, Brasil. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24075
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikaelle Cristina Medeiros Chaves.pdf890.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.