Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24088
Título: Compreendendo aspectos da masculinidade presente no filme de animação O Touro Ferdinando: uma análise do personagem
Autor(es): Silva Filho, Antônio Rodrigues
Palavras-chave: Masculinidade
Sociedade
Cultura
Análise literária
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal compreender aspectos comportamentais sobre masculinidade presente no filme O Touro Ferdinando (2017) produzido pela blue Ray Estúdios, através de uma análise do comportamento do personagem principal Ferdinando. O filme mencionado simboliza a história de um touro excepcionalmente forte e grande que não gosta das práticas da tourada a qual é submetido desde sua infância. Na obra de animação, é apresentado aspectos culturais da Espanha no que rodeia as práticas da tauromaquia que está presente no país há séculos. O touro, dócil e ameno, busca mostrar a seus amigos que é possível viver sem se submeter a certas práticas e situações. Diante dessas circunstâncias, constatamos que é possível, ao fazer um contraste com a sociedade a qual vivemos, interpretar traços acerca de tópicos comportamentais masculinos defendido/contradito pelo personagem do referido filme. Será levado em consideração conceitos sobre masculinidade apresentados por autores como Connell (2016) e Nolasco (1993). Contudo, é possível identificar também que, assim como na sociedade em que estamos inseridos, o personagem recebe críticas dos seus colegas pela sua forma de ser, que vai contra padrões sociais impostos pelo meio a qual está inserido.
Descrição: SILVA FILHO, A. R. Compreendendo aspectos da masculinidade presente no filme de animação O Touro Ferdinando: uma análise do personagem. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24088
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Antônio Rodrigues da Silva Filho (^^) atualizado.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização tcc antonio.pdf250.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.