Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24105
Título: Metodologias ativas na educação matemática: uma análise sobre o uso da Sala de Aula Invertida como recurso didático
Autor(es): Cezar, Angela Vanessa de Lima Alves
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Educação Matemática
Metodologias Ativas
Data do documento: 15-Jul-2021
Resumo: O ensino de Matemática, ao longo dos tempos, é objeto de críticas e reflexões tendo em vista a importância do conhecimento matemático para a sociedade como um todo. Aprender no contexto social contemporâneo pode assumir outras características que superam a tão questionada postura passiva diante do que deve ser estudado. Isto se deve as abordagens de ensino que estão sendo implementadas como tentativa de desenvolver, aprimorar e inovar o modo como as pessoas se relacionam e como os estudantes se relacionam com o conhecimento. Assim, objetivo geral desta investigação se constitui em analisar como as metodologias ativas podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Matemática. De modo específico, identificar fatores que possam colaborar no ensino-aprendizagem, através de novas metodologias de ensino e caracterizar a Metodologia Ativa na prática educacional. Trata-se de uma pesquisa exploratória associada ao estudo de caso com características empíricas, pautada na análise qualitativa de dados. Esta pesquisa teve como aporte um questionário online como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados foram 36 discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VII, na cidade Patos-PB. Diante dos resultados obtidos, constatou-se uma maior compreensão dos conteúdos ministrados, mesmo com a pouca utilização das metodologias ativas nas aulas da graduação. Destarte, esta investigação soma-se a outras tantas que diante dos dados amostrais sinalizam que a aplicabilidades desses métodos estimulam a participação, a interação, a motivação e um ganho de autonomia, contribuindo para minorar as limitações do ensino Tradicional da matemática.
Descrição: CEZAR, A. V. L. A. Metodologias ativas na educação matemática: uma análise sobre o uso da Sala de Aula Invertida como recurso didático. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)– Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24105
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angela Vanessa de Lima Alves Cezar.pdfAngela Vanessa de Lima Alves Cezar1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito88.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.