Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24169
Título: A diversidade étnico-racial na sala de aula: uma leitura a partir da literatura infantojuvenil: uma leitura dos poemas de Tatiana Belinky e Emicida
Autor(es): Araújo, Elane Martins
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Diversidade étnico-racial
Poesia
Educação antirracista
Data do documento: 18-Jun-2021
Resumo: A literatura é uma expressão artística que estão disponíveis em nossa sociedade e cultura. Dessa forma, estudando, lendo e pesquisando sobre a questão da “literatura para a diversidade étnico-racial no Brasil”, percebemos que ainda há carência conhecimento e de informação sobre o tema, principalmente quando a personagem principal é a criança negra. Este trabalho tem como principal objetivo promover uma reflexão e um esclarecimento sobre as diversidade étnico-racial brasileira na sala de aula e de que maneira a literatura infantojuvenil corrobora para a construção de uma educação antirracista. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica em que nos debruçamos sobre os estudos teóricos de Coelho (1982 e 2000), Cunha (1987) e Cruz (2012) que abordam a temática da literatura infantil e suas contribuições na formação da criança e Ribeiro (2019), dentre outros, que discorrem sobre a necessidade de construção de uma educação antirracista. A técnica de análise adotada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) utilizando duas obras de literatura infantojuvenil: Diversidade de Tatiana Belinky (2018) e Amoras de Emicida (2018). Com a realização da pesquisa, chegamos à conclusão de que a literatura infantojuvenil atrelada ao fazer docente é uma aliada construção de uma educação democrática e antirracista.
Descrição: ARAÚJO, E. M. A diversidade étnico-racial na sala de aula: uma leitura a partir da literatura infantojuvenil: uma leitura dos poemas de Tatiana Belinky e Emicida. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24169
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elane Martins de AraújoPDF - Elane Martins de Araújo591.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito290.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.