Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24171
Título: A importância dos estudos de usuários no campo da Arquivologia
Autor(es): Dias, Mikaely dos Santos
Palavras-chave: Estudos de usuários
Arquivo
Arquivologia
Ciência da Informação
Acesso à informação
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: Nas últimas décadas com as céleres transformações sociais estabelecidas por padrões contemporâneos que emergem no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação a Arquivologia como ciência de caráter aplicado tem incorporado preocupações dirigidas ao contexto e informacional. Esta pesquisa objetiva apresentar a importância dos estudos de usuários no campo arquivístico, com base na literatura da área. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, uma vez que serão realizadas análises da literatura referente às abordagens dos Estudos de Usuários com a finalidade de entender sua importância no âmbito arquivístico. Logo, justifica-se pelas discussões ainda latentes no viés supracitado, fomentando-as. Como resultados identificou-se que os estudos de uso e usuário da informação se tornaram de suma importância para a arquivologia sendo responsáveis em objetivar, identificar e caracterizar os interesses, necessidades e hábitos dos usuários presentes em unidades de informação, mais especificamente nos arquivos. Portanto, torna-se notório que esses estudos trouxeram para a arquivologia diversas contribuições, sejam elas, teóricas interdisciplinares ou até mesmo metodologias para facilitar a recuperação das informações e o entendimento da especificidade dos usuários internos às organizações ou externos.
Descrição: DIAS, M. dos S. A importância dos estudos de usuários do campo da Arquivologia. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24171
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikaely dos Santos Dias.pdf616.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_Mikaely.pdf195.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.