Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2418
Título: Maior do que o homem: aspectos psicanalíticos e semióticos em crise de identidade
Autor(es): Costa, Cleriston de OIiveira
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos
Psicanálise
Semiótica
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho visa a reunir dados que comprovem a recorrência da crise de identidade, uma das facetas do mal estar cultural, em histórias em quadrinhos. Pretende-se, para tanto, uma interação entre os postulados teóricos da Psicanálise, dos Estudos Culturais em Literatura e da Semiótica. Com esse intuito, escolhemos como objeto de estudo a série em sete partes Crise de Identidade (2005), de Brad Meltzer e Rags Morales. Como objetivos específicos, pretendemos caracterizar, em linhas gerais, a natureza do “mal estar” que acomete as personagens da obra selecionada, bem como o processo de tomada de posição na crise identitária por elas experimentada; apontar o papel dos mecanismos de defesa do ego e da memória como instrumentos de aquisição da integridade psíquica; observar como os quadrinhos representam/mimetizam, na interface palavra x imagem, o mal estar cultural que se encontra na raiz da crise de identidade vivida pelas personagens das histórias; destacar as possíveis interações ou interpenetrações que permitem a linguagem visual dos quadrinhos.
Descrição: Costa, C. de O. Maior do que o homem: aspectos psicanalíticos e semióticos em crise de identidade. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2418
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleriston de Oliveira Costa.pdfCleriston de Oliveira Costa1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.