Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2419
Título: “Já não nos restam senão citações”: o hipertexto e os links com a literatura no ciberespaço
Autor(es): Silva, Aline Mendes
Palavras-chave: Hipertexto
Leitura online
Livros-Inovações tecnológicas
Ciberespaço
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: A nossa concepção de escrita e leitura está tão associada ao objeto-livro que qualquer modificação paradigmática já se apresenta como anunciação da morte do livro. Considerando que a era tecnológica causou fissuras, mutações e rupturas nas formas convencionais de comunicação e nos modelos clássicos de produção e reprodução da escrita, essa pesquisa tem como objetivo estudar as relações entre o hipertexto e a Literatura no ciberespaço, isto é, a rede, uma nova forma de comunicação a partir da interconexão mundial entre os computadores. O hipertexto é o conjunto de vários textos em um único Texto, um texto coletivo, que oferece ao leitor a possibilidade de uma leitura não-linear, móvel e dinâmica. Nas contribuições teóricas de Pierre Lévy sobre hipertexto, ciberespaço e cibercultura e, ainda, de Beiguelman (2003) sobre cultura cíbrida de leituras on e off line, encontramos um terreno fértil para apoiar nossas discussões acerca das transformações por que passaram as formas de leitura e a própria Literatura nessa “geração da tela” em que os leitores, conectados, são bombardeados com uma quantidade cada vez maior de textos. Como toda pergunta nasce de uma resposta em potencial, uma das principais hipóteses desse trabalho é a de que o hipertexto é um acontecimento próprio do ciberespaço, um dispositivo não disponível no texto impresso. Assim, buscaremos refletir sobre as mudanças ocorridas nas práticas de produção e reprodução da escrita, sobretudo com o advento das novas mídias, e discutir os efeitos disso na Literatura enquanto prática simbólica da sociedade.
Descrição: Silva, A. M. “Já não nos restam senão citações”: o hipertexto e os links com a literatura no ciberespaço. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2419
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Mendes Silva.pdfAline Mendes Silva603.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.