Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Anderson Monteiro-
dc.date.accessioned2013-11-20T19:17:42Z-
dc.date.available2013-11-20T19:17:42Z-
dc.date.issued2013-11-20-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2420-
dc.descriptionAndrade, A. M. Análise lingüística em gêneros textuais/discursivos do relatar e do argumentar: por uma transposição didática epilinguística. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico faz uma abordagem sobre a prática de análise linguística a partir de algumas produções textuais ligadas ao grupo do relato e da argumentação, escritas por alunos do 8º ano do ensino fundamentalII, de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba. A escolha desses grupos de textos justifica-se porque estes, além de funcionais, são bastante presentes nos discursos sociais, seja para documentar, memorizar fatos vividos ou mesmo para assegurar juízos de valores. Para tanto, observamos uma quantidade de dez aulas na turma da série supracitada, verificandose as propostas de produção textual estão de acordo com os postulados da análise linguística. Diante disso, objetivamos discutir a necessidade de uma transposição didática epilinguística capaz de estabelecer uma abordagem, de forma relevante, dos aspectos linguístico/textuais. No início do trabalho, para estabelecer uma contextualização,fizemos uma incursão sobre as práticas de letramento: leitura e escrita, e sua aplicabilidade no cenário escolar e, em seguida, apontamos um caminho capaz de promover uma funcionalidade na abordagem dos aspectos linguísticos através das produções escritas pelos alunos sujeitos desta pesquisa. Isto nos possibilita entender, portanto, que um ensino de língua produtivo deve, prioritariamente, se configurar a partir dos mais diversificados gêneros textuais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Dalva Lobão Assispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise Lingüísticapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLeitura/escritapt_BR
dc.titleAnálise lingüística em gêneros textuais/discursivos do relatar e do argumentar: por uma transposição didática epilinguísticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Monteiro Andrade.pdfAnderson Monteiro Andrade5.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.