Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24211
Título: Ensino da matemática na EJA: desafios e opções metodológicas
Autor(es): Dantas, Victor Henrique Marinho da Nóbrega
Palavras-chave: Ensino de matemática
Modelagem matemática
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data do documento: 15-Jul-2021
Resumo: O ensino de matemática apresenta inúmeros desafios para a sua concretização com qualidade. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) esses desafios são ainda maiores. Trata-se de um público que não teve acesso a escola no tempo devido ou mesmo não obteve as condições para a sua permanência na instituição. Em geral é um público que enfrenta muitas dificuldades para estudar. Essa realidade solicita que as escolas e os educadores estejam empenhados em estimular a aprendizagem da matemática para o público de jovens e adultos que compõem a EJA, pois são parte integrante e atuante da sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a colaboração da contextualização do ensino de matemática para a promoção da aprendizagem do estudante da EJA. Como objetivos específicos busca-se compreender a importância da modelagem matemática para a compreensão de situações problemas e investigar as metodologias trabalhadas na disciplina em sala de aula na Educação de Jovens e Adultos no contexto estudado. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, contendo estudo bibliográfico e de campo. A coleta de dados empíricos foi feita por meio de dois questionários, sendo um para o professor de matemática que leciona nas turmas da EJA do ensino médio e o outro para gestora da escola estadual investigada. As metodologias pesquisadas são muito importantes por aproximar a realidade ao que é estudado para que assim, os alunos possam desenvolver a capacidade de resolver situações-problemas reais.
Descrição: DANTAS, V. H. M. N. Ensino da matemática na EJA: desafios e opções metodológicas. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24211
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victor Henrique Marinho da Nóbrega Dantas.pdfVictor Henrique Marinho da Nóbrega Dantas463.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito357.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.