Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24229
Título: Os recursos hídricos no contexto das privatizações estudo de caso em Campina Grande – Pb
Autor(es): Silva, Otoniel Rocha da
Palavras-chave: Recursos Hídricos
Privatização
População
Data do documento: 8-Ago-2021
Resumo: Os recursos hídricos são fundamentais para toda a sociedade brasileira, mas para as cidades do semiárido nordestino que sofrem pela irregularidade das chuvas a merc an tilização desse recurso traz prejuízo e deve ser discutida com toda a população. Tendo em vista a que privatização dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil, defendida pelo governo federal trará impactos para regiões que sof re m pela escassez desse recurso. Portanto, a cidade de Campina Grande foi escolhida como objeto de pesquisa pela importância que tem para o Estado da Paraíba sendo a segunda maior cidade e fundamental para a economia da região e por ter passado por um perí od o de severo racionamento causado pela estiagem prolongada que perdurou por cinco anos de 2012 a 2017. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi compreender se a população é favorável ou contra a privatização da água e do saneamento, e como elas percebem a rede de esgotamento sanitário e abastecimento de água. Para atingir os objetivos foram aplicados questionários com questões objetivas e de forma virtual devido à pandemia da COVID 19. Os resultados observados mostram um maior apoio à privatização em área s periféricas em que o atendimento aos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário é inferior ao praticado em áreas mais centrais. Ficando evidente que sem a participação de toda a sociedade nas tomadas de decisão para a melhoria do saneamento não se e fetivará um atendimento de forma justa e igualitária.
Descrição: SILVA, Otoniel Rocha da. Os recursos hídricos no contexto das privatizações: estudo de caso em Campina Grande – PB. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24229
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Otoniel Rocha da Silva.pdfPDF - Otoniel Rocha da Silva570.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito72.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.