Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24230
Título: A contação de história com personagens negros na educação infantil: um estudo de caso
Autor(es): Silva, Maria Daniely da
Palavras-chave: Contação de história
Literatura
Personagens negros
Educação Infantil
Data do documento: 23-Jun-2021
Resumo: O objetivo desse trabalho é discutir sobre a contação de história com personagens negros/as como metodologia que pode ser usada por professoras nas aulas em sala da educação infantil para ensinar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira. A questão que norteia esse trabalho é a seguinte: que obras infantis as professoras da educação infantil utilizam nos momentos de leitura com as crianças? Tendo em vista a importância da leitura e da cultura afro-brasileira na formação da identidade da criança, faz-se necessário analisar no âmbito escolar as práticas de leituras desenvolvidas pelas professoras, que obras são recorrentes e qual o lugar das personagens negras nas histórias contadas em sala de aula? Para fundamentação das discussões que fazemos, dialogamos com alguns pesquisadores/as que discutem sobre literatura infantil, contação de história e identidade da criança negra, entre eles/as, (MARIOSA; REIS; 2011), (OLIVEIRA, 2004), (MUNANGA, 2006), (CAVALLEIRO, 2006) e (ABRAMOWICZ, 1993). Como metodologia, encaminhamos um questionário a seis professoras da Escola Tio Patinhas, localizada na Cidade de Caiçara/PB, mas apenas duas responderam e retornaram o questionário respondido. Concluímos que algumas das professoras ainda se encontram desatualizadas sobre a lei nº 10.639/03, que o trabalho com a contação de história acontece, porém não é voltada a temática das relações étnico-raciais e sua importância na educação infantil.
Descrição: SILVA, M. D. da. A contação de história com personagens negros na educação infantil: um estudo de caso. 2021.26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24230
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Daniely da SilvaPDF - Maria Daniely da Silva310.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito72.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.