Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24233
Título: O uso da série Super-choque como recurso pedagógico nas aulas de história e cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental I
Autor(es): Santos, Maria Luciene dos
Palavras-chave: Ensino de história da África
Super-choque
Professores
Racismo
Data do documento: 30-Jun-2021
Resumo: A Lei 10.639/03 foi sancionada em janeiro de 2003, e mesmo depois de 18 anos muitos professores e professoras ainda apresentam dificuldades quando se trata de ensinar a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. As aulas se resumem aos conteúdos presentes nos livros didáticos, que em sua maioria contém as mesmas histórias e imagens dos negros sendo escravizados ou em situações de inferioridade. Com isso dificulta a construção da identidade das crianças negras e reforça o racismo. As crianças têm dificuldade em compreender sua identidade negra por verem sempre o negro sendo retratado de forma escravizada e ocupando espaços inferiores. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar o seriado Super-choque, e assim auxiliar os professores e as professoras a ensinar os conteúdos de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, através da história de um super-herói negro que retrata temas importantes, como identidade, racismo, bullying, família, violência etc. Para isto, o método foi bibliográfico, com uso de artigos científicos, livros, consultas a sites da internet, vídeos e imagens. Para fundamentação da discussão formulada dialogamos com alguns pesquisadores e pesquisadoras que discutem sobre o uso das mídias na sala de aula, entre os quais CHAGAS (2021), PERON (2020), SILLVA JÚNIOR; TREVISOL (2009), ZENERE; UBIALLE; CALMINATTI (2014). Concluímos que os desenhos animados desempenham prazer e proporcionam aprendizagens significativas, principalmente no ensino fundamental I. Usá-los como metodologia pedagógica auxilia os professores e as professoras em sua prática, contribuindo para a valorização do povo africano e os afro-brasileiro, despertando a significação da identidade das crianças negras e combatendo o preconceito e o racismo.
Descrição: SANTOS, M. L. dos. O uso da série Super-choque como recurso pedagógico nas aulas de história e cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental I. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24232
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias
III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luciene dos SantosPDF - Maria Luciene dos Santos1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito130 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.