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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24250
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Batista, Felipe Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T00:09:37Z | - |
dc.date.available | 2021-08-12T00:09:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24250 | - |
dc.description | BATISTA, F. N. Dificuldades de aprendizagem e afetividade: um olhar para inclusão emocional. 2021. 24 f. Trabalho de conclusão de curso ( Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente artigo é discutir sobre a relação entre afetividade e os processos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem, destacando a importância da Educação e da Inclusão Emocional junto a crianças com dificuldades de aprendizagem. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho bibliográfico, ficando o texto estruturado em dois aspectos principais: 1) Aprendizagem e suas dificuldades: o papel mediador da afetividade e 2) Educação e inclusão emocional: um direito no processo de aprendizagem. A afetividade na perspectiva de Henri Wallon (1989), se trata de um domínio funcional em que os indivíduos a possuem e, ela está ligada às suas funções orgânicas vitais, cujo desenvolvimento depende da ação de dois fatores: o orgânico e o social. Assim para Wallon, o conhecimento dos componentes da afetividade requer ações cognitivas, da mesma forma que tais ações pressupõem a presença de aspectos afetivos. A educação emocional surge como um novo paradigma educacional, onde não apenas a razão e habilidades cognitivas são levadas em consideração, como também as emoções e a afetividade. A educação emocional que traz em seu contexto o conhecimento das emoções, o autoconhecimento, a administração dos sentimentos e a preservação das boas sensações. Em relação à Inclusão Emocional propomos o tripé (afetividade, empatia e motivação) para o processo de emancipação da aprendizagem dos alunos com dificuldades no âmbito educacional como também a efetivação da mesma. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão emocional | pt_BR |
dc.subject | Educação emocional | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem e afetividade: um olhar para inclusão emocional | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEPEI - Monografia |
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