Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24331
Título: Crimes virtuais: análise acerca dos problemas de tipificação legal dessas condutas no direito brasileiro
Autor(es): Amorim, Brenno de Sousa Pereira
Palavras-chave: Direito Penal
Novas tecnologias
Crimes virtuais
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: A internet é uma ferramenta utilizada pela maioria das pessoas na vida cotidiana e no trabalho, oferecendo amplas possibilidades de interação independentemente da distância. Contudo, para além dos aspectos positivos, a internet também se tornou um meio de práticas delituosas, as quais sequer foram imaginadas pelo legislador de alguns anos atrás. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo realizar estudo sobre os crimes virtuais, analisando a problemática da tipificação legal de tais delitos no Direito Penal pátrio. Em específico, visa responder questionamentos pontuais, a saber: a legislação penal brasileira está acompanhando as inovações tecnológicas vivenciadas diariamente no tocante aos crimes cometidos virtualmente? E, consequentemente, está o magistrado amparado legalmente para enfrentar tais condutas? Para isso, será realizado breve estudo acerca da evolução da rede mundial de computadores, assim como do Direito Penal pátrio, visando definir qual a melhor solução para o enfrentamento dos crimes virtuais. Justifica-se o tema pela relevância das discussões acerca da repercussão jurídica das condutas praticadas por meio da internet. Em relação ao método científico, foi utilizado o método dedutivo, partindo da pesquisa bibliográfica. Visando atender ao seus objetivos, o trabalho realiza exame das correntes doutrinárias majoritárias no Brasil acerca do tratamento dos crimes virtuais, assim como analisa posicionamentos jurisprudenciais que corroboram com a formulação de sua conclusão.
Descrição: AMORIM, Brenno de Sousa Pereira. Crimes virtuais: análise acerca dos problemas de tipificação legal dessas condutas no direito brasileiro. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24331
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brenno de Sousa Pereira Amorim.pdfPDF - Brenno de Sousa Pereira Amorim453.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.