Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24371
Título: Literatura infanto-juvenil com personagens negros(as): uma proposta pedagógica baseada na obra "Cada um com seu jeito, cada jeito é de um" da autora Lucimar Rosa Dias
Autor(es): Santos, Elizângela da Costa dos
Palavras-chave: Educação infantil
Relações étnico-raciais
Literatura com personagens negros/as
Data do documento: 8-Out-2020
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo apresentar para os/as educadores/as da Educação Infantil, contribuições para o trabalho com as relações étnico raciais em sala de aula. Fazendo uma reflexão no que diz respeito ao preconceito racial na Educação Infantil, importa saber o porquê acontece, e como a postura de educadores/as e da escola pode intervir diante de situações de racismo. O texto foi construído em quatro momentos: No primeiro apresentamos as perspectivas introdutórias deste estudo; no segundo falamos sobre a Educação Infantil no Brasil e a criança negra na escola; no terceiro abordamos sobre Lei 10.639/03 e sua aplicabilidade na educação infantil; no quarto apresentamos na metodologia uma sequência didática a partir da obra literária “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um” da autora Lucimar Rosa Dias. Para o embasamento teórico utilizamos como autores principais DIAS (2012), OLIVEIRA (2003), ROSEMBERG (1984) e SANTANA (2006). Este trabalho se deu de forma qualitativa, onde foi elaborada uma sequência didática voltada para a Educação Infantil. Com esta pesquisa constatamos que é imprescindível, e sobretudo urgente, a utilização de obras com personagens negros/as na prática docente com o objetivo de abordar questões étnico-raciais.
Descrição: SANTOS, E. da C. dos. Literatura infanto-juvenil com personagens negros (as): uma proposta pedagógica baseada na obra "Cada um com seu jeito, cada jeito é de um" da autora Lucimar Rosa Dias. 2020. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24371
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizângela da Costa dos SantosPDF - Elizângela da Costa dos Santos692.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo do depósitoTermo do depósito446.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.