Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24375
Título: Avaliação e Ludicidade na Pré-Escola
Autor(es): Santiago, Maria das Graças de Moura
Palavras-chave: Avaliação
Pré-escola
Educação infantil
Ludicidade
Data do documento: 23-Ago-2021
Resumo: O presente estudo acadêmico traz como temática a prática avaliativa e ludicidade na pré-escola. A escolha do tema surgiu da necessidade de compreender melhor a importância que assume a ludicidade no modelo atual de avaliação utilizado pelos docentes para avaliar os alunos nos anos finais da Educação infantil. A ação avaliativa permite ao professor conhecer as experiências escolares do educado, favorecendo assim um processo de ensino-aprendizagem gradual e contínuo. O objetivo geral deste estudo foi analisar a avaliação da aprendizagem e a ludicidade na pré-escola a partir da ação docente. Como base teórica, foram consultados os seguintes autores: Craidy e Kaercher (2001), Moyles (2006), Oliveira (2010), Hoffmann (2012), Silva (2014). Para concretização deste estudo foi realizada uma investigação de campo de cunho qualitativo em duas escolas da rede pública do município de Guarabira – PB, tendo com procedimento de coleta de dados uma entrevista aplicada a quatro professoras e a observação direta e sistemática das aulas ministradas na pré-escola. Os resultados revelam que a avaliação quando é bem empregada contribui significativamente para o trabalho docente e o desempenho das crianças. A ludicidade permite que as crianças tenham um desenvolvimento saudável e proveitoso, sendo esse, um processo contínuo que requer estudo e qualificação dos docentes.
Descrição: SANTIAGO, M. das G. de M. Avaliação e Ludicidade na Pré-Escola. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24375
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Graças de Moura SantiagoPDF - Maria das Graças de Moura Santiago595.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito62.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.