Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24384
Título: Benefícios das cisternas na comunidade quilombola Serra Feia - Cacimbas, Pb: uma avaliação da ONG central das associações comunitárias do município de Cacimbas - CAMEC
Autor(es): Lucena, Nathan Ronny Ferreira
Palavras-chave: Geografia
Cisternas
Quilombola
Data do documento: 12-Ago-2021
Resumo: O Semiárido do Nordeste do Brasil tem como grande desafio a convivência com as secas, fenômeno natural que limita a produção agrícola, porém diversas atividades desenvolvidas por Organizações Não Governamentais (ONG’s) estão criando experiências inovadoras para a convivência com o semiárido. O presente estudo tem como objetivo geral analisar os benefícios das cisternas na Comunidade Quilombola Serra Feia – Cacimbas-PB desenvolvidas pela ONG - CAMEC. No que se refere à metodologia empregada neste artigo, tipifica - se como um estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo, por meio dos dados colhidos junto a 15 moradores da Comunidade Quilombola Serra Feia, município de Cacimbas-PB, bem como análise documental. Os resultados da pesquisa indicam que as cisternas exercem forte influência na vida da população das regiões que habitam o município investigado, visto que possibilitam o desempenho de novas práticas agrícolas a partir da água captada, refletindo na promoção da qualidade de vida social e familiar. Assim, constatamos que este sistema de abastecimento assume funções diferentes, dependendo das condições e contribuições da natureza (precipitação da chuva). Por ser um meio viável de armazenamento de água, ele é pesquisado enquanto elemento de apoio ao desenvolvimento familiar.
Descrição: LUCENA, Nathan Ronny Ferreira. Benefícios das cisternas na comunidade quilombola Serra Feia - Cacimbas, Pb: uma avaliação da ONG central das associações comunitárias do município de Cacimbas - CAMEC. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24384
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathan Ronny Ferreira Lucena.pdfPDF - Nathan Ronny Ferreira Lucena1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito580.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.