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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24391
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Maria Gabriella Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-10T02:15:53Z | - |
dc.date.available | 2021-09-10T02:15:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24391 | - |
dc.description | SOUZA, M. G. B. Educação e Surdez: discutindo propostas educacionais para a pessoa surda. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A história da pessoa surda na sociedade é marcada por diversos acontecimentos. Não obstante a isso, a educação de surdos traz diversos embates, lutas e avanços, que ao longo dos anos tem se estruturado de forma a garantir o acesso e permanência dos(as) alunos(as) com surdez na escola. A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender histórica e politicamente o processo de educação de alunos(as) surdos no município de Aroeiras/PB, buscando entender como essas pessoas são assistidas no âmbito educacional e determinada escola tem apoiado e desenvolvido suas atividades pedagógicas a fim de garantir uma educação de qualidade às pessoas surdas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, e como instrumentos metodológicos para a coleta de dados utilizou-se a historiografia e a entrevista. Participou dessa pesquisa, uma profissional da educação e funcionária da escola, que atua há cerca de 8 (oito) anos na educação especial. Os resultados obtidos dizem respeito a importância de uma boa formação docente para trabalhar com a educação especial e inclusiva; a necessidade de ter ambientes educacionais bem estruturados e capazes de atender as necessidades de seus alunos; a família é um importante aliado na construção do conhecimento e aprendizagem do(a) aluno(a) com surdez, a qual precisa manter laços com a escola para obter bons resultados. Concluímos com esse estudo que mesmo diante de uma história que revele avanços, ainda há muito a se fazer para garantir de fato uma educação eficiente às pessoas com surdez; que é preciso o empenho de toda a sociedade na construção de uma educação que abranja a todos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Educação e surdez: discutindo propostas educacionais para a pessoa surda | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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