Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24405
Título: Tratamento de lesão endoperiodontal com dano radicular decorrente de trauma dentário: relato de caso
Autor(es): Clemente, Severino Matheus Pedrosa Santos
Palavras-chave: Periodontia
Tratamento do Canal Radicular
Controle de Infecções Dentárias
Data do documento: 11-Ago-2020
Resumo: O traumatismo dentário é um problema de saúde pública e de difícil controle. Embora o traumatismo sem envolvimento pulpar seja o mais comum, fraturas complicadas que envolvem esmalte, dentina e cemento acontecem, e a adoção de uma conduta inicial incorreta pode favorecer complicações futuras envolvendo os tecidos peridentários. O objetivo deste trabalho foi relatar um tratamento conservador para lesão endoperiodontal com dano radicular em paciente com histórico de trauma dentário. Relato de caso: paciente do sexo masculino, 20 anos de idade apresentou-se para atendimento odontológico com queixas estéticas relacionadas ao elemento dentário 11. Após anamnese e exame clínico/radiográfico, foi constatado que o paciente havia sofrido trauma aos 11 anos de idade no referido dente e o mesmo foi tratado endodonticamente, realizado o tratamento protético com a colocação de retentor intrarradicular e restauração provisória. Ainda, foi observada uma bolsa periodontal na região palatina medindo 8,5 mm. Os exames de imagem revelaram lesão periapical de grande extensão e área sugestiva de fratura radicular. Aliando-se a vontade do paciente com a situação clínica apresentada, foi oferecido ao paciente um plano de tratamento mais conservador, com o uso da terapia fotodinâmica no tratamento periodontal e retratamento endodôntico e um longo período de proservação e acompanhamento para posterior reabilitação com prótese parcial fixa. Após a execução do plano de tratamento e acompanhamento radiográfico e clínico por 12 meses, observou-se uma regressão da lesão periapical com neoformação óssea e redução da bolsa periodontal de 8,5mm para 4,5mm. Mesmo diante das limitações apresentadas nesse caso, as terapias adotadas demonstraram eficiência na resolução da lesão endoperiodontal com dano radicular.
Descrição: CLEMENTE, Severino Matheus Pedrosa Santos. Tratamento de lesão endoperiodontal com dano radicular decorrente de trauma dentário: relato de caso. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24405
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Severino Matheus Pedrosa Santos ClementePDF- Severino Matheus Pedrosa Santos Clemente1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito74.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.