Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24418
Título: O criminoso por trás do suposto cidadão de bem: perfil do autor do crime de feminicídio no município de Campina Grande/PB
Autor(es): Moura, Isabel Tauaná de Souto
Palavras-chave: Feminicídio
Violência de gênero
Perfil do criminoso
Data do documento: 6-Set-2021
Resumo: O crime de feminicídio é tipificado no art. 121, § 2º, VI do Código Penal de 1940 (CP/1940) e consiste numa modalidade qualificada de homicídio pela condição do sexo feminino da vítima. A literatura categoriza o aludido ilícito como passional, mas é permeada de inúmeras incógnitas quanto à origem e à prática do feminicídio, de modo que se apresentou como necessária uma análise do agente ativo do crime. Desta forma, buscou-se identificar caracteres correlatos ao agressor – cor, religião, escolaridade, profissão, etc. – e às motivações que podem culminar com a prática do crime. Objetivou-se, especificamente, conceber o perfil dos autores do crime de feminicídio no município de Campina Grande/PB e, para tanto, foram averiguados os processos de violência de gênero constantes nos cadastros da 1ª e 2ª Vara Criminal do Tribunal do Júri do referido município, desde 2018 até dezembro de 2020. Quanto à metodologia, adotou-se uma abordagem interdisciplinar ao considerar os aspectos sociais, antropológicos e culturais que envolvem o tema. Os métodos de abordagem utilizados foram o hipotético-dedutivo e o indutivo, alinhados aos métodos de procedimento histórico, descritivo, analítico e comparativo. Com a coleta e observação dos dados, constatou-se que há similitude no que tange ao estado civil, ao nível de escolaridade, às profissões desempenhadas e às idades, mas quanto à etnia/cor, à religião, à faixa salarial e à renda familiar não é possível estabelecer contrapontos, pois esses aspectos não figuram em grande parte dos documentos vislumbrados e a análise restou impossibilitada pela ausência de dados concretos.
Descrição: MOURA, Isabel Tauaná de Souto. O criminoso por trás do suposto cidadão de bem: perfil do autor do crime de feminicídio no município de Campina Grande/PB, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24418
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isabel Tauana de Souto Moura.pdfTCC - Isabel Tauana de Souto Moura1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito421.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.