Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24442
Título: Perfil clínico e epidemiológico das intoxicações medicamentosas notificadas pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox/CG)
Autor(es): Silva Júnior, José Nildomarque da
Palavras-chave: Intoxicação
Toxicologia Clínica
Toxicovigilância
Epidemiologia
Data do documento: 19-Mai-2021
Resumo: Os medicamentos são caracterizados como os principais agentes causadores de intoxicações em humanos na população brasileira de acordo com as estatísticas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), encontrando-se dessa forma em primeiro lugar seguido das Drogas de Abuso. Intoxicação pode ser definida como um conjunto de efeitos adversos causadas por um agente químico que devido a sua interação com os sistemas biológicos, desencadeia desequilíbrio no organismo ou um estado patológico, no qual são revelados clinicamente através do conjunto de sinais e sintomas tóxicos além de determinadas síndromes tóxicas. As notificações acerca dos casos de intoxicações medicamentosas são atendidas pelo CIATox e encaminhadas ao SINAN, onde este fica responsável por reunir todos os dados de intoxicações que ocorreram no país e disponibilizar em sua plataforma, de forma a garantir transparência e acesso à informação gratuita a toda população. Dessa forma o presente trabalho objetivou-se analisar os dados clínicos e epidemiológicos referentes aos casos de intoxicações medicamentosas apresentados pelos pacientes atendidos pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande no período de Janeiro a Dezembro do ano 2019. Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo com abordagem quantitativa. Para isso, realizou-se uma pesquisa de dados através das fichas do Sistema de Informação e Agravos de Notificação (SINAN), analisando as variáveis relativas ao paciente, ao agente tóxico assim como ao evento tóxico, abrangendo assim a clínica e a epidemiologia das Intoxicações. Constatou-se que se trata de uma eventualidade com predomínio do gênero feminino (74,43%), com baixo nível de escolaridade. A circunstância prevalente foi tentativa de suicídio (83,5%), seguida das classes anticonvulsivantes (29,03%) e antidepressivos (13,91%). Os benzodiazepínicos como o Clonazepam (21,99%), Alprazolam (6,01%) e Diazepam (6,01%) foram os fármacos mais envolvidos nos eventos tóxicos. A evolução da maioria dos casos foi a cura (87,32%), sendo relatado três óbitos.
Descrição: SILVA JÚNIOR, J. N. da. Perfil clínico e epidemiológico das intoxicações medicamentosas notificadas pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox/CG). 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24442
ISSN: CDD 615.9
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Nildomarque da Silva JúniorPDF - José Nildomarque da Silva Júnior1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito77.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.