Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24447
Título: Educação ambiental: Um estudo sobre a preservação e conservação da água no ensino fundamental
Autor(es): Cavalcanti, Emerson Antonio
Palavras-chave: Preservação ambiental
Educação ambiental
Água
Ensino fundamental
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Boqueirão, estado da Paraíba, contou com a participação de 77 alunos matriculados nas turmas do 7º ao 9º ano ensino fundamental II com faixa etária de 11 a 15 anos. Visando o melhor aproveitamento dos conteúdos abordados na escola, como também conhecimentos prévios, sobre a importância da água na manutenção da vida. Os alunos participantes responderam um questionário enviado virtualmente, onde puderam expor suas práticas de uso e conservação de água, apresentaram medidas racionais de economia e relatos informais pertinentes ao tema. O objetivo desse trabalho é identificar o conhecimento prévio em alunos do ensino fundamental sobre questões relativas ao uso da água no meio ambiente, e assumir de forma consciente práticas sustentáveis e valores voltados à sua proteção e conservação. Após análise do questionário notou-se que os alunos demonstraram uma preocupação acerca da importância de preservação, porém é necessário implementar nas escolas projetos educativos afim de, sensibilizar os alunos quanto aos riscos de desequilíbrio ambiental e escassez hídrica. Contudo, à importância da água associado ao uso no cotidiano, há a necessidade de ampliar a consciência dos estudantes sobre a disponibilidade de água potável, práticas de racionamento, responsabilidade quanto à sua proteção e conservação.
Descrição: CAVALCANTI, Emerson Antonio. Educação ambiental: Um estudo sobre a preservação e conservação da água no ensino fundamental. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24447
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emerson Antonio CavalcantiPDF - Emerson Antonio Cavalcanti1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito647.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.