Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24454
Título: Contribuições dos materiais manipuláveis para a formação matemática do pedagogo
Autor(es): Nascimento, Tayse Marques de lima
Palavras-chave: Tangram
Formação docente
Formação matemática
Ensino de Geometria
Data do documento: 6-Jun-2021
Resumo: De uma maneira geral há informações na literatura que afirma uma não afinidade do pedagogo com o ensino de Matemática. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral: refletir sobre as contribuições que os materiais manipuláveis podem proporcionar nas aulas de matemática e na formação de professores pedagogo, no ensino de geometria, através do uso do Tangram. A partir da pergunta diretriz: Que contribuições o uso do Tangram pode trazer para o ensino de matemática na formação de professores pedagogos especificamente na área da geometria? A fim de orientar o estudo, os objetivos específicos foram: propor minicurso para ser ministrado com estudantes de pedagogia em formação; divulgar a importância do lúdico como instrumento de construção de conceitos matemáticos; propor questões para realização de entrevista a fim de conhecer concepção de pedagogos sobre materiais manipuláveis. Os eixos teóricos utilizados para o embasamento do estudo foram a formação matemática dos pedagogos e a utilização de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem. O estudo de cunho bibliográfico e carácter descritivo foi proposto por meio de um curso remoto e uma entrevista com estudantes de pedagogia da UEPB. Por meio da observação e do estudo, constatamos que a manipulação de materiais manipuláveis tem contribuição importante para a aprendizagem, cabendo ao professor verificar qual o momento adequado de utilizá-lo no auxílio da aprendizagem do aluno. Como resultado, esperamos contribuir com a formação matemática do pedagogo.
Descrição: NASCIMENTO, Tayse Marques de Lima. Contribuições dos materiais manipuláveis para a formação matemática do pedagogo. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24454
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tayse Marques de Lima NascimentoPDF - Tayse Marques de Lima Nascimento1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito62.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.