Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24455
Título: Termodinâmica do Buraco Negro de Schwarzschild
Autor(es): Alves, Mave Rick de Oliveira
Palavras-chave: Buraco negro
Termodinâmica
Schwarzschild
Data do documento: 26-Mai-2021
Resumo: No ano de 1916, logo após a publicação da Teoria da Relatividade Geral (TRG), Karl Schwarzschild (1916) resolveu as equações de campo para o caso mais simples, que é o de uma distribuição de massa esfericamente simétrica e estática e, assim, determinou a métrica do espaço-tempo exterior ao corpo, no vácuo. Essa solução é de grande importância para relatividade geral, pois, além de fundamentar os seus três testes clássicos: o deslocamento das linhas espectrais pela presença do campo gravitacional; o desvio de um feixe de luz ao passar próximo de uma estrela e a precessão do periélio dos planetas, ele prevê a existência de buracos negros. De fato, essa solução, assim como qualquer solução do tipo buraco negro é caracterizada pela existência de um horizonte de eventos, que é uma fronteira teórica ao redor da distribuição a partir da qual nada, nem mesmo a luz, pode sair. Consequentemente, se o raio do corpo for menor do que o horizonte de eventos, a referida solução descreverá o espaço-tempo de um buraco negro. Este trabalho tem como o objetivo, utilizar a métrica e as características do buraco negro de Schwarzschild para determinar quantidades que nos informam sobre a termodinâmica desse buraco negro como a temperatura e a entropia.
Descrição: ALVES, Mave Rick de O. Termodinâmica do Buraco Negro de Schwarzschild. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24455
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mave Rick de Oliveira AlvesPDF - Mave Rick de Oliveira Alves837.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.