Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24503
Título: Riscos ergonômicos de professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande/PB
Autor(es): Carvalho, Thayse Vilar de
Palavras-chave: Ergonomia
Condições de trabalho
Docentes
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: Ser professor é um dos maiores desafios das últimas décadas. Seu papel vai muito além de ensinar, não se detendo apenas a transmitir informações. Sua carga horária geralmente é excedida, somado a isso, o ambiente de trabalho, fatores psicossociais, sobrecarga de trabalho, clima organizacional, esforço físico e mental como também as demandas físicas são fatores considerados causadores de problemas de saúde nos docentes. Faz-se necessário preocupar-se com a saúde e qualidade de vida destes profissionais no que se refere aos aspectos ergonômicos. O objetivo desse trabalho é investigar os riscos ergonômicos no ambiente de trabalho de professores de uma escola municipal de ensino fundamental. O estudo teve caráter observacional, descritivo e transversal, de abordagem quantitativa. Foram entrevistados 6 professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande/PB. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário de entrevista que contém questões relacionadas à caracterização do indivíduo, ambiente físico do trabalho (temperatura, ruído e iluminação), organização do trabalho, características da organização do trabalho, exigências físicas para o desenvolvimento desse trabalho, como também aspectos relacionados à saúde e dor desses trabalhadores. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da CESED/UNIFACISA. Nos resultados observou-se que todos os docentes eram do sexo feminino com média de idade entre 39 e 55 anos. Quanto aos riscos ergonômicos, verificou-se iluminação local adequada, temperatura inapropriada, presença de fatores externos que tornam o trabalho mais pesado, além de longas jornadas de trabalho. Foi registrado desempenho vocal intenso das professoras entrevistadas, como também esforços realizados devido a demandas físicas. Conclui-se que estas professoras estão expostas a fatores desencadeantes da DORT (Distúrbio Osteomuscular relacionado ao Trabalho),o que pode interferir, diretamente, na qualidade do trabalho docente e na qualidade de vida.
Descrição: CARVALHO, T. V. de. Riscos ergonômicos de professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande/PB. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24503
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayse Vilar de Carvalho.pdfPDF - Thayse Vilar de Carvalho682.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.