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dc.contributor.authorGomes, Wanessa Denyelle Sousa-
dc.date.accessioned2013-11-20T20:21:06Z-
dc.date.available2013-11-20T20:21:06Z-
dc.date.issued2013-11-20-
dc.identifier.otherCDD 373-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2453-
dc.descriptionGomes, W. D. S. Por uma sala de aula que promova cidadania: afrodescendência e práticas educacionais no ensino médio. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractHistoricamente, a população negra foi marginalizada, e consequentemente discriminada. Na luta contra essa situação, é necessário que se debata essas questões, para que haja uma mudança de consciência social e respeito à diversidade em relação aos afrodescendentes, pois, assim, haverá uma diminuição de preconceitos e estereótipos mantidos em torno da figura do afro-brasileiro. Diante disso, neste trabalho respondemos a seguinte problemática: a educação enquanto processo de desenvolvimento humano pode promover um ensino democrático das diferenças através das aulas de português? Por compreender que o ambiente escolar é propício para essa discussão, pois os alunos encontram-se na fase de formação de opinião e de identidade, desenvolvemos o projeto “Literatura e afrodescendência: o que há por trás disso?”, em forma de curso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada em Campina Grande, com a participação de alunos do ensino médio. O projeto é uma iniciativa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), implantado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades analisadas neste trabalho foram resultados da aplicação de sequências didáticas sobre os gêneros textuais artigo de opinião e entrevista, e também o jornal escolar produzido pela turma. Nosso principal objetivo foi promover uma abordagem intercultural do processo de ensino e da aprendizagem de língua portuguesa sob a luz da temática afrodescendente, além de incentivar o processo de relações étnico-raciais e construir uma proposta educativa baseada no respeito à diversidade cultural. E como objetivo específico, procuramos estabelecer uma abordagem curricular baseada na transversalidade por meio dos gêneros textuais utilizados no projeto. A pertinência desse trabalho residiu na reorganização do ensino de língua portuguesa, valorizando a interação da linguagem falada, lida ou escrita, em busca de uma educação que promova o ensino direcionado às diferenças étnico-raciais do nosso país. Como ancore teórico, recorremos aos estudos de Antunes (2003), Buzen e Mendonça (2006); Amâncio, Gomes e Santos Jorge (2008) e Soares (2005); Munanga (2009) e Faria e Zanchetta (2002). E, com o respaldo dos documentos oficias, unimos teorias e práticas educacionais pertinentes para o acesso a uma educação relevante na vida social do educando.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Magliana Rodrigues da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectAfrodescendênciapt_BR
dc.titlePor uma sala de aula que promova cidadania: afrodescendência e práticas educacionais no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

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