Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24573
Título: A prancha de comunicação como recurso auxiliar as aulas de funções oxigenadas na educação básica
Autor(es): Barros, Jaquiely Balbino
Palavras-chave: Ensino de Química
Educação inclusiva
Prancha de comunicação
Funções oxigenadas
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: A educação ao longo dos anos foi composta por períodos ora de avanços e ora de retrocessos. A história da educação Inclusiva não foi diferente. Nesse contexto, a inserção de recursos da Comunicação Suplementar e Alternativa pode colaborar de forma significativa com o desenvolvimento do educando com necessidade comunicativa, colaborando desta forma para o processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficiência nas necessidades comunicativas em diferentes atividades. A comunicação Suplementar e Alternativa é um sistema que faz uso de uma série de conjuntos de símbolos, gráficos, letras, figuras, permitindo, desta forma, a comunicação de pessoas sem a linguagem oral, ou dificuldades na fala, escrita funcional e interpretação. Diante disso, esta pesquisa teve o objetivo investigar a importância da Comunicação Suplementar Alternativa na educação especial; bem como no ensino de funções oxigenadas na educação básica. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo. A pesquisa foi desenvolvida em etapas na qual foi realizado primeiramente um levantamento teórico sobre a história da educação inclusiva, em seguida foi levantado um aporte teórico sobre comunicação suplementar e alternativa bem como prancha de comunicação, em seguida foi realizada a seleção das imagens e símbolos que mais se encaixavam com o conteúdo de funções orgânicas. A fim de obter os resultados, a proposta de intervenção didática foi aplicada com alunos nos últimos períodos do curso de Licenciatura em Química que estão participando do Programa Residência Pedagógica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o uso de questionário com a finalidade de coletar dados para verificar a eficácia da proposta de intervenção didática. Os resultados indicaram que poucos alunos conhecem o recurso didático da Prancha de Comunicação, e que a utilização deste recurso é uma boa ferramenta de ensino nas aulas de Química. Os alunos demostraram ainda que esta metodologia seja eficaz e pode ser utilizada em salas de aulas mistas e de baixo custo e sinalizaram que usaria em seu fazer docente como professores. Um ponto negativo apontado pelos alunos é a dificuldade de confecção das pranchas por requerer tempo na escolha das figuras e simbologias utilizadas. Portanto, fica claro através da pesquisa realizada a importância do desenvolvimento de meios alternativos educacionais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, ressaltando que a Prancha de Comunicação apresenta um alto potencial a ser utilizado no Ensino de Química.
Descrição: BARROS, J. B. A prancha de comunicação como recurso auxiliar as aulas de funções oxigenadas na educação básica. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24573
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaquiely Balbino Barros.pdfPDF - Jaquiely Balbino Barros1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.