Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24601
Título: Rastreabilidade de requisitos guiada por testes: Estudo de caso no OCARIoT Dashboard
Autor(es): Furtado, Bianca Layse Soares
Palavras-chave: Rastreabilidade de Requisitos
Engenharia de Software
Engenharia de Requisitos
Data do documento: 21-Ago-2019
Resumo: Atualmente há no mercado de software várias metodologias de desenvolvimento que se adaptam ao modelo do processo do negócio. A metodologia ágil está em constante uso neste meio, por promover interação e colaboração com os StakeHolders do sistema e uma rápida resposta a mudanças. Diante deste cenário é comum observar que quando não aplicada com eficácia, pode desencadear deslizes principalmente na gerência e controle destas mudanças que ocorrem nos requisitos que definem as funcionalidades e características do software, conhecidas e tratadas no processo de engenharia de requisitos. Estas mudanças quando não planejadas impactam o projeto e o deixa vulnerável ao insucesso, pois há abertura para inconsistências, falhas e ausência de informações nos artefatos que definem e guiam a orientação do desenvolvimento do software. Como proposta de solução aos problemas citados, foi elaborada uma abordagem que permite rastrear requisitos de um escopo do projeto por meio de testes. O caso específico é tratado para rastrear requisitos para com outros requisitos, quando há versionamentos diferentes de documentações. Portanto o objetivo deste trabalho é melhorar a qualidade de software através da produção de testes e da atualização de seus requisitos. A abordagem foi aplicada em um estudo de caso no projeto OCARIoT Dashboard, que se adequa ao contexto da problemática citada. Como resultado a aplicação da abordagem proposta, obteve-se para o OCARIoT Dashboard uma matriz de rastreabilidade de seus requisitos guiados por casos de testes, que promoveu a aplicação de um processo de validação para suas funcionalidades, além da reescrita de seus requisitos como sugestão de controle e gerência para as mudanças decorridas durante seu processo de desenvolvimento. Possibilitando o bom funcionamento do ciclo de vida do software guiado por uma metodologia ágil, rastreável e com validações. Permitindo ainda ser aplicada e utilizada no contexto de qualquer desenvolvimento de software que se assemelhe ao descrito nesta pesquisa, contribuindo positivamente para a evolução do projeto sob a ótica da rastreabilidade de requisitos guiada por testes.
Descrição: FURTADO, B. L. S. Rastreabilidade de requisitos guiada por testes: Estudo de caso no OCARIoT Dashboard. 2019. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24601
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bianca Layse Soares Furtado.pdfPDF - Bianca Layse Soares Furtado7.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.