Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2466
Título: Mrs. Dalloway in the book and the film: the consequences of an adaptation
Autor(es): Barbosa, Rita de Cássia de Souza
Palavras-chave: Literatura Inglesa
Romance
Análise Textual
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Este trabalho têm como objetivo comparar as diferentes apresentações da personagem Clarissa Dalloway no romance Mrs Dalloway (1925) de Virginia Woolf e no filme de 1997 dirigido por Marleen Gorris. A ação do livro limita-se a um dia na vida da protagonista, quando ela relembra seu passado e reavalia as decisões tomadas na época. Woolf utiliza a técnica de fluxo-de-consciência para comunicar os pensamentos e as memórias da personagem. No filme, a diretora utiliza flashbacks para fazer isto. As exigências da mídia cinemática obrigaram a diretora a descartar alguns detalhes e enfatizar outros. Assim sendo, a Clarissa Dalloway do livro acaba se tornando uma personagem muito mais rica do que a personagem do filme. A critica feminista de Wollstonecraft, Beauvoir, Heilbrun e da própria Virginia Woolf foi utilizada como base para explicar a situação das mulheres como Clarissa Dalloway no início do século vinte.
Descrição: Barbosa, R. de C. de S. Mrs. Dalloway in the book and the film: the consequences of an adaptation. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2466
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cássia de Souza Barbosa.pdfRita de Cássia de Souza Barbosa453.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.