Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francielle Suenia da-
dc.date.accessioned2013-11-22T18:39:37Z-
dc.date.available2013-11-22T18:39:37Z-
dc.date.issued2013-11-22-
dc.identifier.otherCDD 407.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2467-
dc.descriptionSilva, F. S. da. Reconhecimento, identificação e valorização: questões da afrodescendência em sala de aula. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA inserção da temática afro-brasileira no currículo escolar promove uma reflexão sobre as práticas de ensino. O aluno, principalmente o que está inserido na última fase do ensino básico, tem o direito de conhecer várias formas de pensamento e culturas, para que possa desenvolver seu senso crítico e, dentro dos padrões sociais vigentes, exercer sua cidadania. Neste trabalho, daremos ênfase ao ensino de língua portuguesa voltado às práticas sociais como base para o desenvolvimento crítico e da cidadania dos alunos do ensino médio. Para isto, pretendemos analisar atividades de literatura dos alunos do projeto Literatura e Afrodescendência: o que há por trás disso?, que foi financiado pelo PIBID-UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand. Nosso objetivo principal neste trabalho é mostrar a relevância da inserção da cultura afro-brasileira no ensino de língua portuguesa e suas implicações na construção do senso crítico dos alunos. Temos como aporte teórico, a prática pedagógica voltada à temática afro-brasileira apresentada por Amâncio, Gomes e Santos Jorge (2008); o ensino de literatura nas escolas proposto por Cosson (2006); bem como a questão que envolve a negritude com Munanga (2009); além dos documentos oficiais da educação: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Magliana Rodrigues da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.titleReconhecimento, identificação e valorização: questões da afrodescendência em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francielle Suenia da Silva.pdfFrancielle Suenia da Silva2.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.