Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24692
Título: Química dos alimentos: Contextualizando e dinamizando o ensino de Química
Autor(es): Silva, Elis Rejane Maciel da
Palavras-chave: Ensino de Química
Química dos alimentos
Química orgânica
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: A química orgânica é uma disciplina que é ensinada na maioria das vezes de forma tradicional com conceitos prontos, fórmulas e nomenclaturas para que os alunos memorizem, e isso a torna uma disciplina chata e sem aplicação no cotidiano. Na LDB, a educação tem por finalidade, fornecer subsídios para que o aluno possa exercer a sua cidadania. Com isso as competências específicas propostas pela BNCC para ciências da natureza propõem que os alunos desenvolvam a capacidade para analisar situações-problemas de forma crítica. A química orgânica fornece subsídios para uma boa abordagem CTS utilizando temas de relevância social, como temas de combustível e alimentos, que pode facilitar e despertar a curiosidade do aluno por estar em seu cotidiano. Nesta perspectiva, essa pesquisa tem por finalidade, trazer para o aluno uma abordagem contextualizada com enfoque CTSA, buscando a participação ativa dos mesmos, instigando a curiosidade, o senso crítico e a busca por soluções com a utilização dos carboidratos. Com base em um texto gerador, foi desenvolvida uma problemática com o consumo de carboidratos, tendo em vista os efeitos que os carboidratos causam no organismo e o que pode ocorrer se uma pessoa deixar de consumi-lo. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo exploratório, com a perspectiva em Freire utilizando os temas transversais, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática com bases nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e uma abordagem contextualizada, envolvendo elementos do dia a dia do aluno, com o tema gerador Química dos alimentos, voltado para a saúde e a conscientização e incentivo na prevenção da diabetes, finalizando com a aplicação de com um jogo lúdico, em uma turma do EJA no município de Queimadas-PB. Os dados da pesquisa foram estruturados por questionários de sondagem, observação participante e da resolução dos questionários de sondagem e final com questões objetivas e subjetivas. E por fim, observando e analisando o comportamento e fala dos alunos pode concluir que instigar os alunos a participarem das aulas com esses tipos de abordagens é possível desenvolver o senso crítico e democrático frente a problemas vivenciados pelo discente, contribuindo de tal modo para o conhecimento científico.
Descrição: SILVA, E. R. M. da. Química dos alimentos: Contextualizando e dinamizando o ensino de Química. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24692
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elis Rejane Maciel da Silva.pdfPDF - Elis Rejane Maciel da Silva1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.