Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2471
Título: O email na sala de aula: uma proposta interativa para o ensino de língua portuguesa
Autor(es): Costa, Ana Paula de Souza
Palavras-chave: Linguagem digital
Email
Ensino de língua portuguesa
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: O mundo passa por diversas transformações que nos transportam para vivenciarmos uma era cada vez mais moderna, principalmente no campo tecnológico que nos coloca em rápidas comunicações sociais. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo a análise do gênero digital e-mail em sala de aula estabelecendo uma interatividade com o ensino de Língua Portuguesa. Atentamos ainda para a observação sobre as experiências dos alunos com a linguagem digital, a leitura e a produção de e-mails e verificamos com que finalidade os alunos utilizavam esse gênero textual. Com isso, pudemos verificar como o uso da linguagem digital pode adentrar ao ensino de Língua Portuguesa através das situações de comunicações reais. Como contribuições teóricas nos respaldaram estudiosos como Marcuschi (2008), Coch e Elias (2009), Bakhtin (2003), Araújo (2006), PCN (2000), dentre outros. O estudo com o e-mail em sala de aula contribuiu para abrirmos novos olhares em relação às atividades pedagógicas em sala despertando-nos para a compreensão de que é necessário interagir a linguagem digital na educação como parte fundamental para habilitar os alunos a uma interação de comunicação social através do meio virtual que toma espaço significativo em nossa sociedade nos tempos atuais.
Descrição: Costa, A. P. de S. O email na sala de aula: uma proposta interativa para o ensino de língua portuguesa. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2471
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula de Souza Costa.pdfAna Paula de Souza Costa786.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.