Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24760
Título: Trabalhando com atividades experimentais investigativas e problematizadoras no ensino de soluções na Educação Básica
Autor(es): Araújo, Amanda Caroline Ferreira
Palavras-chave: Soluções químicas
Experimentação
Proposta didática
Ensino de Química
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: A Química, é uma ciência desafiadora e que requer planejamento sistemático no processo de mediação do conhecimento e a experimentação é uma ferramenta que favorece o processo de ensino aprendizagem, já que possibilita a visualização de situações que estão presentes no cotidiano do aluno. Inserida ao ensino de química, é uma estratégia que pode romper com as dificuldades que os alunos apresentam em relação ao estudo da disciplina. Diante do exposto, a presente pesquisa teve como proposta elaborar e aplicar uma sequência didática sobre soluções químicas com a abordagem da experimentação problematizadora como recursos didáticos nas salas de aula. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Oliveira, situada no município de Campina Grande – PB. O público alvo foram 10 estudantes da turma do 2º ano do ensino médio. Também trata-se de um estudo de caso, já que um dos objetivos foi elaborar uma e avaliar uma proposta didática de ensino. O instrumento de coleta de dados foram questionários contendo questões objetivas e subjetivas. Os dados foram sistematizados e apresentados em quadros e tabelas, posteriormente discutidos e interpretados a luz do referencial teórico da área. Os resultados mostraram que a proposta didática foi bem aceita pelos alunos, sinalizando que favoreceu o processo de construção do conhecimento, mostrando 100% de aprovação no quesito de planejamento e aplicação das atividades experimentais para melhor compreensão do conteúdo. Portanto, é possível afirmar que a experimentação mostrou-se satisfatória para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de soluções químicas, também é possível considerar que houve motivação e despertou o interesse dos participantes da pesquisa para o estudo da disciplina de química.
Descrição: ARAÚJO, A. C. F. Trabalhando com atividades experimentais investigativas e problematizadoras no ensino de soluções na Educação Básica. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24760
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Caroline Ferreira Araújo.pdfPDF - Amanda Caroline Ferreira Araújo933.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.