Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24761
Título: Avaliação de uma proposta didática para o ensino-aprendizagem do conteúdo de tabela periódica com alunos deficientes visuais
Autor(es): Silva, Lucicleide Maria de Andrade
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino de Química
Metodologias de ensino
Data do documento: 21-Jan-2019
Resumo: O Ensino-aprendizagem de Química atualmente é caracterizado por uma abordagem contextualizadora, que capacita o aluno a participar de forma crítica em seu meio a fim de que exerça seus direitos e deveres e utilize o conhecimento adquirido para questionar e se posicionar frente às questões sociais. A inserção de pessoas com as mais diversas limitações no convívio social tem se tornado imprescindível. Por este motivo, muito se tem discutido sobre a inclusão social, sendo de fundamental importância tais discussões, pois vivemos tempos de mudanças significativas tanto no espaço escolar quanto no social. Assim, ao atentar para a necessidade de uma educação inclusiva na disciplina de Química, este trabalho teve como objetivo geral a avaliação de uma proposta de intervenção para o ensino de tabela periódica dos elementos químicos para alunos com deficiência visual no contexto do ensino regular. O material didático desenvolvido foi fruto de estudos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), e também, no Grupo de Pesquisa em Metodologia para a Educação em Química (GPMEQ), na Universidade Estadual da Paraíba, visando promover a aprendizagem dos conceitos científicos. O referido trabalho delineia-se como sendo de cunho qualitativo, e apresenta aspectos e características de natureza exploratória que, de acordo com Gil (2002, p.41), “pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições”. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: Levantamento dos referenciais teóricos; Discussão metodológica; Elaboração da proposta didática e análise dos resultados obtidos. Tendo em vista que os dados obtidos foram interpretados à luz do referencial teórico da área, objeto de estudo, os resultados mostraram que a proposta didática obteve uma avaliação positiva, tanto dos alunos quanto da professora do Instituto. Sinalizando para a importância da adaptação de estratégias e metodologias de ensino, além, de materiais que possam subsidiar aprendizagem do conteúdo na disciplina de Química. Mostrando os caminhos para a superação da deficiência visual, e, corroborando com a aprendizagem dos conteúdos Químicos.
Descrição: SILVA, L. M. de A. Avaliação de uma proposta didática para o ensino-aprendizagem do conteúdo de tabela periódica com alunos deficientes visuais. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24761
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucicleide Maria de Andrade Silva.pdfPDF - Lucicleide Maria de Andrade Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.