Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24800
Título: Aspectos epidemiológicos e implicações clínicas da toxoplasmose canina: uma revisão integrativa
Autor(es): Silva, Rebeca Laís Quirino Constâncio da
Palavras-chave: Toxoplasmose
Toxoplasmose canina
Sinais clínicos
Epidemiologia
Data do documento: 20-Set-2021
Resumo: A Toxoplasmose é uma doença infecciosa zoonótica resultante da infecção pelo parasita Toxoplasma gondii, um protozoário do filo Apicomplexa responsável pela infecção em animais e humanos. O agente parasitário apresenta uma ampla distribuição geográfica, responsável por cerca de 1/3 da infecção em humanos. O T. gondii manifesta-se em ciclo heteróxeno, onde o gato e outros felinos são considerados seus hospedeiros completos e os demais mamíferos e aves considerados seus hospedeiros incompletos ou intermediários. A infecção humana e animal ocorre pela ingestão dos oocistos do parasito liberados durante seu ciclo reprodutivo pelas fezes de felinos, através de cistos teciduais ou por taquizoítos no sangue que atingem a placenta. A doença pronuncia-se de característica branda ou assintomática em grande parte dos casos. Porém pode manifesta-se em estado severo em casos de Toxoplasmose Congênita, via transmissão vertical, e em indivíduos imunodeprimidos o qual pode resultar em variadas lesões, comumente neuroculares. O trabalho proposto tem o objetivo de estudar a Toxoplasmose em cães a partir de um levantamento bibliográfico, de modo que se possa identificar os aspectos epidemiológicos e os sinais patológicos e clínicos da infecção canina bem como a sua contribuição na propagação da zoonose para espécie humana. Visto que o cão está comumente inserido no convívio familiar e pode difundir mecanicamente oocistos infectantes para o meio em que transita. Portanto, o estudo da doença adquire importante relevância para saúde pública, uma vez que pode comprometer diversos indivíduos. A pesquisa será de caráter qualitativo-quantitativo, utilizando-se do método de revisão integrativa em que visa a consulta de literatura especializada, e a obtenção de resultados a partir das evidências descritas em estudos anteriores. Fez-se necessário o emprego de uma metanálise como ferramenta estatística para integrar os resultados dos estudos que avaliaram a soroprevalência na população canina.
Descrição: SILVA, R. L. Q. C. da. Aspectos epidemiológicos e implicações clínicas da toxoplasmose canina: uma revisão integrativa. 2021. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24800
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca Lais Quirino Constâncio da Silva.pdf827.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Pdf - Termo de depósito.pdf66.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.