Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24802
Título: Os benefícios da prática de corrida de rua e a prevalência de riscos de lesões
Autor(es): Diniz, Felipe Nóbrega
Palavras-chave: Corrida de Rua
Lesões
Qualidade de Vida
Data do documento: 4-Dez-2020
Editor: Felipe Nobrega Diniz
Resumo: A corrida de rua é uma das modalidades esportivas mais tradicionais no mundo, e que ao longo dos anos vem ganhando cada vez mais adeptos em função da democratização que teve, onde participantes profissionais e amadores correm juntos, cada grupo com seus objetivos. Esse objetivo para além da competição em nível profissional se dá também no âmbito amador, e expandir-se para os benefícios sobre a saúde física, emocional e social proporcionados pela corrida de rua. No entanto, destaca-se que ao longo dos anos, com o aumento no número de participantes, também foram produzidos muitos estudos, onde buscam compreender a prática da corrida de rua como um todo, tanto no que diz respeito à própria modalidade quanto em relação aos participantes, no que condiz às suas motivações, aos benefícios obtidos, assim como os riscos que também envolvem a prática. São identificados diversos estudos que apontam prevalência importante de lesões na articulação do joelho, no tornozelo, bem como acometimentos a de caráter osteomuscular. Com base nessas observações, a proposta do estudo foi discutir quais os benefícios e os riscos que a corrida de rua pode trazer aos participantes. Para isso foi realizada uma revisão de bibliográfica, buscando explorar as diferentes bases de dados acadêmicos, tais como Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, entre outras. Foram selecionados artigos científicos, teses e dissertações pertinentes ao tema, produzidos no idioma português e inglês, priorizando os achados publicados mais recentemente.
Descrição: DINIZ, Felipe Nobrega. Os benefícios da prática de corrida de rua e a prevalência de riscos de lesões. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24802
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Nóbrega DinizPDF - Felipe Nóbrega Diniz303.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito814.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.