Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24833
Título: Orçamento Democrático da Paraíba - Um olhar a partir da noção de Comunicação Pública
Autor(es): Silva, José Ygor
Palavras-chave: Interesse público
Comunicação pública
Orçamento democrático da Paraíba
Data do documento: 21-Mai-2021
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: É dever das instituições e gestores da administração pública, manter uma comunicação efetiva com a sociedade, de modo a garantir transparência e estabelecer a informação e participação do cidadão nas questões de ordem pública e interesse coletivo. Para isso, diferentes formas e canais devem ser utilizados. Como essa finalidade o Governo do Estado da Paraíba mantém, desde 2011, o Orçamento Democrático como um instrumento de comunicação entre os representantes do governo e a população paraibana. Contudo, a partir de estudos sobre o que é comunicação pública, sobretudo, a partir dos pressupostos de Pierre Zémor (2005), Jaramillo López (2004), Jorge Duarte (2009) e Eugênio Bucci (2015), entende-se que nem toda a ação e forma de comunicação atende aos pré-requisitos de uma comunicação pública efetiva e desinteressada. Assim, esse artigo tem como finalidade observar algumas ações do Orçamento Democrático da Paraíba, afim de identificar o que é condizente ou não com a comunicação pública. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, pode evidenciar algumas aproximações e distanciamentos do que os estudiosos da área defendem como próprias desse tipo de comunicação.
Descrição: SILVA, J. Y. L. da. Orçamento Democrático da Paraíba - Um olhar a partir da noção de Comunicação Pública. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24833
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ygor Lino da Silva (2).pdfPDF - José Ygor Lino da Silva (2)283.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO ASSINADO - BIBLIOTECA _ YGOR.pdfTERMO ASSINADO BIBLIOTECA BIBLIOTECA _ YGOR345.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.