Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24844
Título: A educação física na educação de jovens e adultos - EJA cultura corporal e qualidade de vida: um relato de experiência
Autor(es): Silva, Ana Luiza Araújo de Melo
Palavras-chave: Educação Física
Qualidade de vida
Cultura corporal
Data do documento: 12-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo relatar a experiência oportunizada e vivenciada pelo Estagio Supervisionado III, que se passou com as turmas da Educação de jovens e Adultos – EJA, na Escola Estadual Monte Carmelo, localizada no município de Campina Grande – PB. A inclusão da educação física escolar na Educação de Jovens e Adultos é indispensável para o acesso desses alunos a cultura corporal de movimento. É possível através da educação física escolar promover saúde e conscientizar os alunos através de uma fundamentação teórica atrelada a práticas que levem esses jovens e adultos a refletirem ao adquirirem tais conhecimentos ao ponto em que os habilitem a praticar atividade física atrelada a saúde. O estágio é uma experiência de aprimoramento pessoal e profissional para os graduandos, onde, por meio do contato direto com a realidade da docência e vivencias das atividades na sala de aula, o mesmo inicia suas primeiras experiências, as quais serão necessárias no seu constante aprendizado. Utilizamos uma metodologia de caráter descritivo, reflexivo e analítico, realizando aulas teóricas e práticas, abordando assim os temas de forma mais consistentes com aulas lúdicas e divertidas, fazendo os alunos aflorarem sua curiosidade para com a Educação física e refletirem sobre suas realidades, desenvolvendo o senso crítico diante dos conteúdos abordados. Conclui-se que o estágio supervisionado III foi um grande desafio a ser cumprido pela importância e complexidade de se trabalhar com turmas de caráter heterogêneas e com uma evasão de alunos nas aulas de Educação Física como realidade. Porem, com dedicação e vontade de fazer a diferença, conseguimos realizar nosso estagio de forma colaborativa e proveitosa, buscando trazer para a sala de aula a realidade dos alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos.
Descrição: SILVA, Ana Luiza Araújo de Melo. A Educação Física na educação de jovens e adultos - EJA cultura corporal e qualidade de vida: um relato de experiência. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24844
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Luiza Araújo de Melo SilvaPDF - Ana Luiza Araújo de Melo Silva845.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito385.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.