Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24871
Título: Um olhar antirracista nas aulas de língua(gem): uma proposta de letramento(s) a partir do gênero conto
Autor(es): Silva, Paulo Fernando José Soares da
Palavras-chave: Letramento
Gênero Conto
Negritude
Antirracismo
Data do documento: 29-Set-2021
Resumo: O presente trabalho pretende contribuir para a prática de leitura e escrita no ambiente escolar, através de uma proposta de letramento interessada na formação crítica e cidadã dos alunos da educação básica, sob a temática afro-brasileira, a fim de expandir o conhecimento dos alunos com base numa postura multicultural. Portanto, O objetivo geral é apresentar uma sequência de atividades que visam à leitura e a escrita a partir de contos afro-brasileiros para turmas do oitavo ano do ensino fundamental. Para tanto, fundamentamos nossa investigação nas proposições das teorias do Letramento a partir de Kleiman (1995), Antunes (2009), Coppi (2016), Cosson (2020), entre outros. E, para questões voltadas à temática afro-brasileira no contexto escolar, trabalhamos com Munanga (2005), Pereira (2016), e outros. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa tendo caráter propositivo e exploratório. Sendo assim, a sequência de atividade proposta neste trabalho com o gênero conto, partindo da leitura dos contos: Minha mãe é negra sim! de Santana (2008) e Pixaim, de Sobral (2011), cuja função é promover a formação da consciência crítica dos alunos e empenhando-se em torná-los agentes sociais colaborativos do conhecimento, atuantes no combate ao racismo institucionalizado na nossa vivência, do mesmo modo que, consequentemente, estes alunos poderão restabelecer o seu olhar para o outro, isto é, tornar-se-ão sujeitos envolvidos nas percepções dos problemas sociais.
Descrição: SILVA, P. F. J. S. da. Um olhar antirracista nas aulas de língua(gem): uma proposta de letramento(s) a partir do gênero conto. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24871
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Fernando José Soares da SilvaPDF - Paulo Fernando José Soares da Silva419.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito84.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.