Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24880
Título: Efeito da oxibenzona no teor de hidratação tecidual da anêmona-do-mar Bunodosoma cangicum
Autor(es): Santos, Amanda Maria Gomes dos
Palavras-chave: Bunodosoma cangicum
Oxibenzona
Teor hídrico
Osmoconformador
Data do documento: 1-Out-2021
Resumo: As anêmonas-do-mar pertencentes ao filo Cnidária, podem ser facilmente encontradas na região mesolitoral, entre fendas e frestas e fixas em rochas e recifes de arenito ou corais. Devido a sua baixa capacidade de locomoção, as anêmonas estão sujeitas a diversos fatores bióticos e abióticos. A espécie Bunodosoma cangicum é amplamente distribuída no litoral paraibano, sendo encontrada na zona entre-marés numa área sujeita à variação de salinidade e ao acesso de banhistas. O filtro solar é um dos produtos mais utilizados por banhistas para proteger-se dos raios solares e possui em sua composição muitos compostos químicos, dentre eles a oxibenzona. Esses compostos quando dissolvidos na água podem afetar a biota aquática, alterando as condições fisiológicas dos organismos. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da oxibenzona na regulação hídrica das anêmonas Bunodosoma cangicum coletadas na Praia Formosa em Cabedelo-PB. Afim desse objetivo, os animais foram expostos à água do mar (35‰) sem ou com oxibenzona (1 μM). Também, os animais foram submetidos à salinidade diminuída (25‰) e salinidade aumentada (45‰) na ausência e presença de oxibenzona. Após a exposição a capacidade de manutenção do teor de hidratação do disco podal e dos tentáculos foi analisada. Os resultados demonstram que as anêmonas apresentam uma boa capacidade de regulação de água tecidual em ambos os tecidos mesmo na presença de oxibenzona, e que esse composto portanto não interfere nos mecanismos de regulação de água tecidual, ao menos na concentração testada no presente estudo.
Descrição: SANTOS, A. M. G. dos. Efeito da oxibenzona do teor de hidratação tecidual da anêmona-do-mar Bunodosoma cangicum. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24880
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Maria Gomes dos SantosAmanda Maria Gomes dos Santos453.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de autorização de depósito.630.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.